Marca pessoal x exposição na internet


[Opinião]

“Ah… Desisto. Não gosto da exposição que a internet proporciona.” – Marca pessoal x exposição na internet

 

Quantos dos profissionais que você gosta, admira e usa como inspiração estão na internet? 

Acredito que a maioria ou todos estejam. Hoje os profissionais utilizam as ferramentas digitais para se posicionar no mercado, divulgar seu trabalho e influenciar pessoas.

Recentemente uma amiga me procurou falando que queria muito sair da estagnação profissional, que precisava atrair mais clientes, ganhar mais dinheiro, se sentir valorizada enquanto especialista em sua área. Quando falei das opções que o marketing digital oferece, a primeira resposta foi: “Ah Pri… Desisto. Não gosto da exposição que a internet proporciona.”, logo em seguida falei: “Tudo bem, mas algo precisa ser feito. Espero que daqui a alguns anos você não reclame por estar no mesmo lugar.”

A vergonha, o medo da exposição e o receio da crítica, fazem com que pessoas com grandes chances de terem sucesso, fiquem apagadas, assistindo na plateia aqueles que tiveram disposição e/ou coragem de se expor. 

Você acha que o que tem para compartilhar não é interessante? Não leva jeito? As pessoas não irão gostar? Já tem muitas páginas parecidas e a sua será mais uma? Se sente velha (o) para começar?

Se estas ou outras perguntas já fizeram ou fazem parte dos seus pensamentos, acredite, a única coisa que você precisa é respirar fundo e dar o primeiro passo e a segunda coisa, é ser persistente, não desistindo diante das dificuldades que surgirão. Parece simples, né? Mas sei que não, porque algumas delas ainda estão presentes na minha rotina. 

Antes de começar, reflita qual o posicionamento de marca pessoal que você deseja ter. Qual mensagem quer passar, como quer ser visto, quem é o seu público-alvo, quais ferramentas de marketing digital ou tradicional mais se adequam a sua estratégia e seja verdadeiro além de ser original.

Pense nisso, procure um profissional para te orientar caso sinta necessidade e coloque os projetos em prática. O resultado? Vem a médio ou longo prazo. É preciso consistência. Você precisa construir a sua marca pessoal e isso leva tempo. Calma… Deixe a ansiedade de lado, ela só vai te atrapalhar. 

Não perca mais tempo. Comece agora e não deixe o mercado ‘te engolir’! 

 

Priscyla Caldas

Artigos