[Opinião]
O Marketing Digital e a Ansiedade
Um dos grandes desafios dos profissionais de Marketing, está em lidar com a ansiedade dos empreendedores quando decidem investir em Marketing Digital.
Por se tratar de algo ainda novo para grande parte dos empresários, muitos ainda não investem por não acreditarem. Alguns deles, por falta de conhecimento, ou por considerarem as estratégias antigas mais eficientes, ou até mesmo por não terem visto nenhum concorrente próximo investir.
O que ocorre é que quando decidem conhecer e investir na internet, querem resultados imediatos. Isso torna qualquer estratégia tensa, porque a ação mal inicia e já precisa apresentar números positivos e retornos sobre o investimento. Já atuei em uma empresa em que a campanha tinha começado pela manhã e, logo após o almoço, o cliente havia ligado perguntando porque o telefone não tocava.
Muita expectativa, muita pressão para algo que precisa de tempo para amadurecer, para que as pessoas conheçam a ideia, a proposta da empresa, se interessem, avaliem, entrem em contato e efetivem a compra. Mesmo que o investimento seja alto, toda campanha precisa passar pelo processo de crescimento e amadurecimento, isso leva tempo.
Diferente das estratégias convencionais, a internet consegue oferecer resultados a curto/médio prazo, mas este não se dá ‘do dia para noite’.
Desconheço a existência de campanhas bem fundamentadas, com orçamentos bancados por pequenos e médios empresários, que o resultado tenha sido imediato. Baseado nisso, as palavras de ordem são: paciência e persistência.
Acredite nas ferramentas que a internet oferece, desenvolva estratégias e realize as ações para alcançar os objetivos.
Espere, seja paciente e persista! Assim alcançará os resultados esperados.
Priscyla Caldas
priscyla@exitomarketing.com.br